Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Esclarecimentos sobre alguns pontos na matéria do litoral

Mäyjo, 04.06.09

 

A Rita colocou algumas questões que por serem extensas vou explicar aqui.
 
1- Não percebo muito bem o que é a dinâmica do litoral; se me pedissem para explicar a dinâmica do litoral, o que é que eu tinha que dizer?
A dinâmica é a constante alteração da costa devido aos movimentos tectónicos, variações climáticas e influência das águas oceânicas?
R: Sim, terias que explicar de que modo o oceano altera e modela a costa: através da abrasão. Depois vai depender da(s) questão(ões) que for(em) colocada(s) e do que for realmente pedido.
   O processo de formação de um farilhão, por exemplo, o recuo de uma arriba, formação de um tômbolo… também se podem incluir neste tópico.
 
2- O papel erosivo do oceano é a abrasão marinha? Ou temos que dizer que através do desgaste, transporte e acumulação, o mar exerce uma acção moderadora da linha da costa, alterando as suas características?
R: O mar não exerce uma acção moderadora, mas sim modeladora; ele modela a costa (dá forma).
Sim, o papel erosivo do oceano é a abrasão marinha. O desgaste, transporte e acumulação são as fases em que se pode dividir a acção do mar, pois a erosão compreende sempre essas etapas. No caso do oceano podem originar-se novas formas de relevo devido a essa acção.
 
3- Como justificamos a existência da costa de arriba e da costa de praia em Portugal? No livro diz quais são as suas características, mas não diz porque são assim... é por causa da acção do mar? =S
R: A costa em arriba ou de praia deve-se às suas características litológicas: uma costa formada por rochas duras/resistentes vai originar uma costa em arriba (as rochas resistem mais à erosão); uma costa formada por rochas brandas/menos resistentes vai originar uma costa de praia (os materiais não resistem tanto à acção do mar).
Também se deve às características morfológicas: uma área abrigada poderá dar origem a uma área de acumulação de sedimentos e formar-se assim uma praia.
 
4- Por último, para relacionar os aspectos do litoral português com a localização dos portos marítimos, temos que dizer que os acidentes do litoral favorecem a criação de portos marítimos, pois estes ficam mais abrigados dos ventos e correntes, situando-se a Sul desses acidentes, certo? Ou errado?
R: Os portos portugueses localizam-se sempre em áreas abrigadas das correntes predominantes na nossa costa e dos ventos de norte (também predominantes no nosso litoral) – a sul dos cabos ou nos estuários.

2 comentários

Comentar post